Foi-se o tempo em que a temporada de estudos se encerrava quando o estudante colocava as mãos no diploma. 

Hoje em dia, o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, exige profissionais atualizados e com pleno domínio dos conhecimentos de sua área de atuação.

Mudança no mercado de trabalho e no mercado produtor (efeito da globalização e um aumento constante de competitividade) fez proliferar um novo perfil profissional, com características altamente adaptadas à Moderna Sociedade da Informação

Nesse contexto, a chamada educação continuada tornou-se o caminho ideal para se manter no mercado. É por isso que um número cada vez maior de profissionais estão fazendo o caminho de volta a universidade em busca dos cursos de pós-graduação. 

Mas o que é a Pós-Graduação?
 
São cursos que procedem à graduação e destinados a portadores de diploma de curso superior e divide-se em:

-== LATO SENSU ==-

- Especialização : A especialização dá oportunidade ao graduado de se especializar em uma área específica, podendo ser uma área diretamente ligada à primeira graduação ou não.

- MBA (Master in Business Administration): Apesar do MBA ter grau de "mestrado" em diversos países, no Brasil ele é enquadrado como "Especialização", ou seja, uma "Pós-graduação Lato Sensu". Quem o obtém, portanto, não tem o título de Mestre reconhecido no Brasil.

-== STRICTO SENSU ==-

- Mestrado Acadêmico: Primeiro nível de formação pós-graduada, etapa preliminar na obtenção do grau de doutor - embora não constitua condição indispensável à inscrição no curso de doutorado - ou grau terminal. Além de aprofundar conhecimentos profissionais e acadêmicos, fornece instrumental para a execução de pesquisa em área específica.

- Mestrado Profissional:

enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Essa ênfase é a única diferença em relação ao mestrado acadêmico. o principal objetivo deste tipo de curso é responder a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional com um enfoque diferenciado daquela possibilitada pelo mestrado acadêmico

- Doutorado: um grau acadêmico concedido por uma instituição de ensino superior universitário, é equivalente ao PhD (Philosophiæ Doctor) atribuído nas universidades anglo-saxónicas. É essencial para a seleção ao doutorado a demonstração de qualidades e experiência em pesquisa. Um bom currículo acadêmico na graduação é condição indispensável.

- Pós-Doutorado: uma especialização ou estágio em universidade, realizado após a conclusão do Doutorado. Quem termina um doutorado e quer continuar se aprimorando como pesquisador tem a opção de fazer um pós-doutorado, que lhe dará um nível de excelência em determinada área do conhecimento.

O melhor investimento de longo prazo que se pode fazer hoje é a educação. 

“Cursos de Pós-Graduação é fator decisivo na colocação do profissional no mercado de trabalho” 

“Não há vento favorável para quem não sabe para onde vai” 


 

 

Usuário:
Senha:


Minas faz ciência-FAPEMIG
A Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais é uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais. Atua financiando projetos, incentivando a capacitação dos profissionais, intercâmbio;

Leia mais


Distribuições Linux

Saiba quais são e o que oferecem as versões mais usadas pelos brasileiros.

Leia mais